Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Dex, a base da Samsung para ampliar a experiência com o S8

Dex, a base da Samsung para ampliar a experiência com o S8

Desde o lançamento do Galaxy S8 que a Samsung anunciou o Dex, a dock station que permite ligar o telefone a esta base e trabalhar num ecrã maior, usando todos os recursos permitidos pelo telemóvel. Recentemente, fruto da colaboração que também já é conhecida entre a Samsung e a Microsoft, o mundo ficou a perceber que esta base aceita bem o Lumia e qualquer smartphone que suporte o Continuum (o sistema da Microsoft que permite replicar num qualquer ecrã a experiência do Windows 10, recorrendo a um simples smartphone).

 

Basta lembrar que a Samsung já havia revelado a existência de parcerias com a Adobe e a Microsoft para a criação de ambientes de trabalho de qualidade, permitindo que sejam utilizados softwares de produtividade sem qualquer problema — incluindo Photoshop, Lightroom, PowerPoint e outras aplicações usadas em tarefas profissionais.

 

O mundo anda a passos largos nesta caminhada digital e a fusão dos aparelhos será uma certeza num futuro muito próximo. Até pelas próprias razões ambientais.

O Dex consegue dar resposta à maioria das necessidades e faz mesmo esquecer que se está a trabalhar através de um telemóvel. 

Mas, afinal, o que se consegue fazer exatamente com o Dex e quais as vantagens? Para começar, dá continuidade à aposta da marca ao abrir as portas ao infinito com o seu ecrã "infinito". Com o Dex, aumenta o nível de experiência ao permitir operar o telemóvel com um teclado, um rato e um monitor curvo com um ângulo de visão de 178º da Samsung incluído neste Galaxy S8 Office Pack.

 

Desta forma, os utilizadores podem, por exemplo, estar a trabalhar num documento durante uma qualquer viagem, ao chegar ao escritório, ligar o telemóvel ao Dex e continuar com o mesmo ambiente, mas em grande!

 

O facto do Lumia se adaptar a esta base é mais uma prova que as marcas caminham todas no sentido de poder vir, em parte, a substituir o número de aparelhos que cada utilizador "carrega". Com as estratégias de digitalização das empresas, com os arquivos, documentos, ficheiros armazenados na cloud, um "simples" telemóvel serve de instrumento de trabalho móvel ou de secretária.

 

Há necessidades específicas ainda não endereçadas e algum software não disponível para as versões móveis. Além disso, os próprios telefones não possuem a capacidade de memória ou armazenamento de um computador de trabalho. Mas faltará pouco para chegar a esse nível.

 

Para já, o Dex consegue dar resposta à maioria das necessidades e faz mesmo esquecer que se está a trabalhar através de um telemóvel. Edição de ficheiros word, excel ou powerpoint, email, visualização de vídeos e mesmo ao nível do entretenimento, jogos e filmes que passam a ser vistos em ecrã maior.

 

Navegar na Internet, editar um site ou blog, consultar e responder a emails, são algumas das tarefas usadas com maior frequência e só quando se chega a alguma restrição ainda existente se percebe que afinal, se está a trabalhar através do S8 e não de um computador.

 

As questões mais técnicas

O funcionamento e instalação é muito simples e permite ser usado com teclados e ratos ligados por USB ou BlueTooth. E, para quem possa estar a questionar-se, suporta ecrãs Full HD com resolução de 16:9 ligado ao Dex através de HDMI. Mas o pack é vendido com tudo incluído. Um Monitor Led Samsung, curvo, com um ângulo de 178º de 68 cm. A base Samsung Dex, o teclado e rato sem fios (Microsoft), o auricular com microfone Level, e o próprio Smartphone Galaxy S8 ou S8+. O tempo de montagem, cinco minutos e está pronto para funcionar.

   

Feitas as ligações, basta colocar o telefone na dock station, clicar em Iniciar Samsung Dex (só da primeira vez que se ligar, das próximas será ligação automática) e está pronto para começar a controlar o telemóvel através de um ecrã gigante. Para os mais conservadores, há ainda a opção de utilizar no formato screen mirror. Útil, por exemplo, se quiser usar aplicações que o Dex ainda não permite.

A mobilidade do Dex é algo que merece destaque. É uma base que cabe na palma da mão e bastante leve.

Convém também realçar que para trabalhar com o MS Office, tal como sucede naturalmente, necessita de uma subscrição do Office 365. Mas essa é a questão menor já que a maioria das empresas e utilizadores recorrem já a esta ferramenta para trabalhar com o word, excel ou qualquer outro software incluído no pacote.

 

E para atender chamadas e enviar e ler SMS? Pode fazer tudo através do Dex. Para as chamadas, com recurso, por exemplo, a um auricular bluetooth.

dex5.jpg 

Em termos de funcionamento, terá uma experiência muito semelhante ao ambiente desktop de um computador com a possibilidade de trabalhar com múltiplas janelas (que pode redimensionar), apesar de apenas funcionar com as aplicações compatíveis já é possível utilizar uma grande maioria das aplicações que um utilizador normal costuma aceder através de um computador: email, documentos, fotografias, acesso à Internet (que pode ser feito usando o wireless ou através da ligação Ethernet que permite ligar à rede da empresa).

 

A mobilidade do Dex é algo que merece destaque. É uma base que cabe na palma da mão e bastante leve. Uma vez que pode ligar através de HDMI a qualquer monitor 16:9 (sem ser o curvo que vem incluído no pack), tal como pode ligar qualquer rato e teclado através de ligações USB, pode usá-lo mesmo em reuniões com clientes ou em salas de reuniões sem ser necessário transportar um computador.

 

Ao nível das ferramentas de trabalho, mesmo que consiga criar documentos de word no S8, ao ligar ao Dex, será obrigado a possuir uma subscrição do Office 365 para funcionar em pleno com o Office. Mas há alternativas, com sempre houve.

 

Esta dock station abre as portas a todo um novo mundo, amplia a experiência com o S8 e dá o primeiro passo naquilo que poderá vir a ser o futuro das ferramentas de trabalho móveis. A acompanhar esta experiência está também a Microsoft e falta saber qual a resposta que a Apple ou a Huawei irão dar nos próximos meses para conseguir competir neste mercado.

 

Do anúncio feito no dia 5 de junho, a Apple dá conta de uma evolução ao nível do iPad, que adquire funcionalidades de um PC, como a possibilidade de arrastar ficheiros para dentro de um email ou a criação de pastas para arquivar ficheiros. Mas é um caminho diferente. É preciso ver a funcionar para perceber qual sairá vencedor.

 

Uma coisa é certa, esta é mais uma prova que se caminha a passos largos para uma convergência do móvel com o computador (apesar da Apple continuar a negar esta tendência e de ter mesmo anunciado um iMac super potente, claramente dirigido a um mercado que necessita de velocidade de processamento).

 

Para já, e enquanto a Apple não disponibiliza estas novidades, a Samsung vai conquistando o mercado com o Dex. Um  pacote, que, convém reforçar, já inclui o smartphone S8 ou S8+, numa experiência que abre as portas ao novo mundo do escritório móvel.

Artigos Relacionados

  • GALAXY S8 ABRE AS PORTAS AO INFINITO E APOSTA NA SEGURANÇA

    O novo Galaxy S8, da Samsung, chega ao mercado com uma aposta clara da marca sul coreana na inovação ao nível do design, com o seu écran infinity.Saiba mais

  • WHITE PAPER: CLOUD, UMA TENDÊNCIA INCONTORNÁVEL

    O Cloud Computing está a mudar a forma como as empresas compram e implementam soluções de TI e a potenciar a entrega de novos serviços e produtos.Saiba mais

  • INFOGRAFIA: 5 MEDIDAS A SEGUIR PARA TORNAR A SUA EMPRESA MAIS SEGURA

    A digitalização das empresas é crucial para a evolução do negócio num mercado cada vez mais competitivo. Saiba mais

 

Soluções Recomendadas

  • Galaxy S8 Office Pack

    GALAXY S8 OFFICE PACK

    Inclui S8 + Dex Station + monitor Samsung de 27" + auriculares Level U Pro + teclado e rato Microsoft.Saiba mais

  • Pack Microsoft Office 365

    PACK MICROSOFT OFFICE 365

    Nunca foi tão fácil e simples comunicar.Saiba mais

  • Soluções Cloud

    SOLUÇÕES CLOUD

    Soluções que facilitam negócios todos os dias.Saiba mais

Pesquisar