Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Altice Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para fazer crescer o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança, campanhas e muito mais.

5G na prática: casos pioneiros em Portugal

5g-saude-altice-empresas-artigo-blog.webp

 

A transformação digital acelerou nos últimos tempos, criando oportunidades e desafios nunca antes vistos.A tecnologia representa um papel cada vez mais preponderante, e com o surgimento das redes de nova geração, as empresas poderão aumentar a competitividade, bem como melhorar os seus modelos de negócio, oferecendo aos seus clientes experiências inovadoras e que respondam às suas crescentes necessidades. Falamos de tecnologia relacionada com a Inteligência Artificial, Big Data, 5G, Machine learning, que estão e vão continuar a revolucionar setores de atividade, imprescindíveis para o bem-estar da sociedade.

 

A Altice Portugal acredita que a tecnologia 5G, com as suas capacidades ultrarrápidas de ligação, estará no conjunto de tecnologias que irão ajudar as empresas a serem mais eficientes, mais experientes, mais sustentáveis e mais ágeis, seja em que setor for.

 

Comecemos por falar da Saúde, que aos dias de hoje, ganha uma importância incontestável. Recorrendo à tecnologia, o setor da Saúde ganha rapidez e eficiência, com soluções que colocam serviços à distância de uma simples ligação, de forma económica, com impactos positivos para profissionais e pacientes. O atendimento virtual, por exemplo, pode vir a ser um auxiliar precioso em alguns casos, complementando a tradicional observação médica feita presencialmente, que, graças à tecnologia, pode ser efetuada em qualquer parte do mundo, na altura que for mais conveniente para o paciente.

 

No caso da Altice Portugal, o posicionamento no setor da saúde passa pela inovação e pelo desenvolvimento de soluções pioneiras para a transformação das instituições e da relação com os pacientes.

 

Um exemplo claro foi a realização em maio deste ano, da primeira cirurgia de cancro da mama com tecnologia 5G, executada na Fundação Champalimaud, em estreita colaboração com a Altice Labs e a Movistar, com recurso a tecnologia de realidade aumentada ligada a um smartphone, e que contou com o apoio remoto de um médico do Hospital Clínico de Zaragoza.

 

Dr. Pedro Gouveia, reputado cirurgião da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, esteve em contacto direto visual permanente e em tempo real com o cirurgião espanhol da mesma unidade, Rogélio Andrés-Luna. Em Portugal, o core 5G esteve sob a responsabilidade da Altice Labs – que assegurou uma rede privada 5G na sala de operações – e em Espanha pertenceu à Movistar.

 

A cirurgia foi conduzida pelo Dr. Pedro Gouveia que esteve equipado com óculos de realidade mista (Hololens que conjugam realidade virtual e aumentada) que lhe permitiram acesso real à paciente e, em simultâneo, a informações adicionais projetadas sobre as lentes especiais e indicações vindas de Espanha. Por seu lado o Dr. Rogélio Andrés-Luna teve como instrumento de trabalho um laptop ligado aos óculos do cirurgião português. A grande novidade nesta interligação foi o recurso ao 5G neste use case internacional. Os óculos estiveram ligados por Eth/USB a um smartphone (como conectividade 5G), que funcionou como router 5G, tendo a Altice Labs configurado, na sala de operações, uma rede privada da quinta geração de redes móveis.

 

A intervenção foi acompanhada no palco do Congresso da Associação Espanhola de Cirurgiões da Mama (AECIMA), na Faculdade de Medicina da Faculdade de Zaragoza. Uma viagem tecnológica, separada por 900 kms de distância, que tirou partido da alta-fidelidade e da baixa latência da tecnologia 5G, crucial em ambiente hospitalar e numa operação cirúrgica com este grau de envolvimento e exigência.

 

O apoio e o compromisso da Altice Portugal com os temas da Saúde não são de hoje. Prova disso tem sido o vasto contributo que a Empresa e as suas marcas têm vindo a oferecer a este setor que hoje é um dos que mais tem evoluído com a ajuda da tecnologia e da transformação digital.

 

A Altice Portugal, líder em soluções tecnológicas, olha assim para estas oportunidades como um desafio de promoção de mais e melhores serviços para os consumidores. O 5G é, sem dúvida, uma tecnologia disruptiva, que combinada com infraestruturas de rede fixa, como é o caso da fibra ótica, torna-se fundamental para a transição digital do país.

 

Desta forma, a Empresa continua a investir fortemente no 5G, focando-se na vertente de novos serviços e de uses cases que aportem verdadeiro valor à sociedade, em setores tão diversos como a saúde, a educação, as cidades, a indústria ou a agricultura.

 

No contexto da transformação digital, e porque a tecnologia 5G alarga as possibilidades de (r)evolução dos modelos operacionais e de negócio, a Altice Labs, em consórcio com a Altice Madeira, GESBA-Empresa de Gestão do Setor da Banana, a ARDITI-Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e a Universidade da Madeira, encontram-se a desenvolver o projeto Banana Sensing. Este projeto consiste na recolha de informação sobre todo o processo de cultivo e produção da banana, recorrendo a soluções tecnológicas de sensorização e inteligência artificial.

 

O processamento dos dados recolhidos permitirá fazer a transição digital da agricultura clássica para a agricultura moderna, projetar a marca “Banana da Madeira” e impulsionar, em grande escala, a comercialização do produto.

 

A utilização de sensores para a recolha de dados é a forma mais eficiente na obtenção de informação necessária sobre as variáveis que podem afetar a produtividade no campo e prever a época da colheita. Os dados são transmitidos via rede 5G para a plataforma Live!Data da Altice Labs, onde é gerida a aplicação Live!Green, que transforma os dados em informação útil para o utilizador final.

 

O projeto Banana Sensing é cofinanciado pelo PRODERAM (Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira 2020) e tem os seguintes parceiros: Altice Labs, GESBA, Universidade da Madeira, ARDITI.

 

Artigos Relacionados

  • 22298121_CoQua.jpg

    Altice Portugal e Fundação Champalimaud protagonizam cirurgia inédita com recurso ao 5G

    No dia 5 de maio, a Altice Portugal, a Fundação Champalimaud e a operadora Movistar fizeram história ao realizarem a primeira cirurgia de cancro da mama com recurso a tecnologia 5G. Saiba mais

  • Com o 5G a cadeia de abastecimento poderá ambicionar operações mais eficientes

    Com o 5G a cadeia de abastecimento poderá ambicionar operações mais eficientes

    Os benefícios que as soluções 5G irão trazer ao setor da logística não se cingem à competitividade e inovação dos modelos operacionais, mas também ao seu contributo para a sustentabilidade das operações. Saiba mais

  • 22368956_Omijc.jpg

    5G: Acelerar Portugal – Vamos poupar água?

    A startup Aqva More tem uma solução que ajuda a reduzir o desperdício da água. Com o 5G é possível ter acesso a todos os registos do Aqva More, em tempo real, tais como estimativas de poupança e valores de consumo, para controle do fluxo da água. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • 5g-altice-empresas-premium-s.jpg

    5G

    Experimente o poder do 5G e sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa, ao suportar novos processos digitais para promover o seu crescimento e inovação. Saiba mais

  • fabrica-3d-altice-empresas-premium-s.webp

    Fábrica 3D

    Visualize, em tempo real, a performance do processo produtivo da sua fábrica, através de uma réplica 3D exata do seu chão de fábrica - Digital Twin 3D e melhore a eficiêcia da sua fábrica. Saiba mais

  • iot-connect-header-s.jpg

    IoT Connect

    Conecte objetos e faça a gestão, dos cartões das suas aplicações IoT, online e em tempo real. Tudo num único portal ou na App Mobile, com total autonomia, simplicidade e segurança. Saiba mais

Pesquisar