Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

A cibersegurança é crucial para as empresas

A cibersegurança é crucial para as empresas

 

 

Tecnologia num mundo em mudança (4/5)

 

 

Com as empresas a dependerem cada vez mais de tecnologia, cibersegurança é de extrema importância. Um bom plano de cibersegurança é a diferença entre ficar com as operações paradas por um largo período ou os colaboradores e clientes mal sentirem que existiu um ciberataque.

 

Ao contrário do que se acredita habitualmente, não há organizações demasiado pequenas para serem atacadas. Todas são um potencial alvo. No meio da cibersegurança, costuma dizer-se que só há dois tipos de empresas: as que já foram atacadas e as que ainda vão ser atacadas.

 

Assim, e sendo impossível prever quando as organizações sofrem um ciberataque, as organizações têm de garantir que estão o mais protegidas possível para quando essa inevitabilidade acontecer.

 

Há vários tipos de soluções de cibersegurança e as organizações devem analisar o que têm, fazer uma análise de risco e perceber o que têm de proteger primeiro – ou o que é mais importante proteger – começar por aí o investimento e, depois, investir na cibersegurança do resto da organização.

 

Existem soluções no mercado que protegem aquilo que é cada vez mais uma porta de entrada para os ataques informáticos. A proteção do email é essencial, uma vez que nem todos os colaboradores conseguem diferenciar um email legítimo de uma tentativa de phishing. Este tipo de ataques são cada vez mais comuns e pode deixar as organizações totalmente paradas ou ver os seus dados serem roubados.

 

A Gartner estima que várias soluções de cibersegurança da cloud já estão na fase de produtividade e que estão a menos de dois anos de ser comummente utilizadas pelas organizações. Entre estas soluções encontram-se, por exemplo, avaliações de segurança na cloud, Disaster Recovery-as-a-Service (DRaaS) e serviços e ferramentas de teste na cloud.

 

Também é essencial fazer um backup. No caso de os dados ficarem comprometidos, por exemplo através de um ataque de ransomware, é a garantia de que se pode ir buscar grande parte – se não mesmo todos – dos dados da empresa sem grande prejuízo para as operações da organização.

 

Ransomware e phishing são apenas duas ameaças a que as empresas atuais estão sujeitas. Qualquer pequena empresa pode sofrer um ataque deste tipo. Tanto é verdade, que os ataques de phishing existem, também, contra cidadãos individuais: o objetivo passa por roubar informação ou comprometer o computador, ou outro equipamento habitualmente utilizado para acesso à internet e ao email.

 

Também o ransomware tem crescido cada vez mais. Uma única empresa de cibersegurança bloqueou, só em 2020, 67,3 milhões de ataques de um determinado ransomware, existindo muitos outros que podem provocar problemas nos sistemas de uma organização.

 

 

Artigos Relacionados

  • A grande falha da cibersegurança é a falta de governança

    A grande falha da cibersegurança é a falta de governança

    O cibercrime, tal como o crime comum, é algo que vai continuar a existir e com o qual cidadãos, empresas e governos têm de saber viver. Saiba mais

  • Todos os dias devem ser dedicados a uma Internet segura

    Todos os dias devem ser dedicados a uma Internet segura

    A 5 de fevereiro assinala-se o Dia da Internet mais Segura. A questão é: será que a Internet fica mais segura neste dia? Saiba mais

  • SMS voltam a ser alvo do cibercrime

    SMS voltam a ser alvo do cibercrime

    Instalar uma aplicação é algo que todos os utilizadores fazem com alguma regularidade e até descontração. A confiança são um dos motivos que leva as pessoas a instalar apps sem questionar. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • anti-ddos.jpg

    Anti-DDoS

    Proteja o seu negócio contra ataques DDoS e garanta a proteção da ligação de internet da sua empresa. Saiba mais

  • pedido-contacto.jpg

    Soluções de Firewall

    Bloquei ciberataques e tenha visibilidade das ameaças mantendo a integridade dos dados da sua empresa. Saiba mais

  • 22268597_SKiny.jpg

    Cloud Security

    Solução integrada de backup, disaster recovery, cibersegurança e gestão de sistemas, para garantir a segurança dos dados, aplicações e equipamentos. Saiba mais

 

Pesquisar