Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

A inovação e a capacidade de as empresas criarem o futuro que desejam

A inovação e a capacidade de as empresas criarem o futuro que desejam

 

Em Portugal, o Plano de Recuperação e Resiliência está apontado para a transformação digital e a transição ambiental da economia, sociedade e empresas. Tecnologias como o 5G, a computação na nuvem, a internet das coisas e a inteligência artificial prometem mudanças profundas nos negócios. A transição tecnológica, a importância da sustentabilidade, a aceleração da inovação, tudo impele para uma mudança da cultura das empresas em que a inovação passará a ter um papel central.

 

O título deste artigo parte de uma definição de inovação que podemos encontrar no livro "Innovation Nation" de John Kao (2007): "Inovação é a capacidade de os indivíduos, as empresas e nações inteiras criarem, de forma contínua, o futuro que desejam." Esta definição responde de uma forma positiva à pergunta "Porquê inovar"? Inova-se porque essa é uma das características de uma empresa saudável, competitiva, com uma missão e com uma visão de futuro.

 

Na economia atual, em que a tecnologia e o digital estão por todo o lado, inovar subentende muitas vezes inovação tecnológica. Ou seja, mudanças de natureza técnica ou científica, que podem ser nos bens ou serviços que a empresa oferece, ou nos processos que a empresa desenvolve e utiliza.

 

Porquê apostar na inovação tecnológica?

 

Num mercado cada vez mais competitivo, apostar em inovação tecnológica traz vantagens importantes. Em primeiro lugar, ajuda a criar um ambiente e uma cultura organizacional dinâmica, em que os colaboradores se valorizam e valorizam a empresa. Este ambiente, em conjunto com o próprio impacto da inovação nos processos e métodos da empresa, faz crescer a produtividade.

 

A aposta na inovação tecnológica, com melhorias nos produtos e nos serviços oferecidos no mercado, é o caminho para o crescimento. O dinamismo, a qualidade e a diferença, serão reconhecidos pelos clientes, melhorando o relacionamento com estes, aumentando vendas, notoriedade e reputação. A mesma aposta pode conduzir a processos mais ágeis, mais eficientes e com menores custos. No fundo, trata-se sobretudo de se diferenciar da concorrência pela positiva.

 

Tornar a inovação num hábito

 

Neste caminho da inovação, a competitividade torna-se um hábito e o lançamento regular de novos produtos e serviços é a consequência desse hábito. A empresa e os seus colaboradores tornam-se observadores atentos do mercado, hábeis na recolha da informação pertinente para o negócio.

 

O investimento em tecnologia também ajuda a empresa nessa tarefa de auscultação da evolução do mercado e das necessidades dos clientes, com novas ferramentas digitais.

 

Nessa sequência, a empresa vai continuamente criar e agregar valor aos seus produtos e serviços, tornando-se cada vez mais relevante para os seus clientes e para o mercado. Internamente, a tendência será para fazer evoluir os modelos e processos de negócio, para identificar ineficiências, realocar e otimizar recursos. A recolha de informação e a atualização dos conhecimentos dos colaboradores tornam-se necessidades permanentes.

 

Transformação digital = inovação tecnológica + estratégia de negócio.

 

Neste contexto, a transformação digital é "apenas" uma estratégia de negócio capaz de aplicar a inovação tecnológica para melhorar a performance da empresa e os resultados de negócio na economia atual, fortemente digitalizada. No entanto, implica mudanças na empresa numa escala que obriga ao envolvimento de todos os colaboradores, à mudança de processos e mesmo à alteração da própria estrutura da empresa. Não se trata apenas de ter um site ou uma presença nas redes sociais, mas de repensar a empresa e o negócio para tirar o melhor proveito da digitalização da economia e da sociedade.

 

A transformação digital também significa que os clientes possam interagir com o negócio a qualquer momento e em qualquer lugar. Automatizar processos e aumentar a eficiência, reduzindo o atrito. Analisar e utilizar os múltiplos novos dados para conhecer melhor os clientes, criar novos produtos e reformular serviços. Expandir a sua presença no mercado, atingindo novos clientes. Utilizar a flexibilidade e a abundância de dados que as ferramentas digitais proporcionam para abrir novos negócios e criar novos produtos, que gerem valor e se diferenciem face ao que existe no mercado.

 

Investimento em forte crescimento

 

No contexto da transformação digital, é importante ter a noção de que essa transformação está só a começar. As tecnologias como o 5G, computação na nuvem, inteligência artificial, internet das coisas ou a realidade virtual têm um potencial de mudança dos comportamentos, da economia e da sociedade que só agora começa a ser sentido. De acordo com o estudo IDC FutureScape 2022, o investimento em transformação digital em Portugal irá crescer, em média, 14,5% ao ano até 2025, representando 50% do investimento em TIC. No contexto nacional, o PRR está apontado para a transformação digital e a transição ambiental da economia, sociedade e empresas. A transição tecnológica, a importância da sustentabilidade, a aceleração da inovação, tudo impele para uma mudança da cultura das empresas em que a inovação passará a ter um papel central.

 

Líder em investigação e desenvolvimento

 

A Altice Portugal, através do Centro de Inovação, Investigação e Desenvolvimento do Grupo Altice - Altice Labs –, é a empresa que mais investe continuadamente em Investigação, Desenvolvimento e Inovação a nível nacional, aliando práticas rigorosas a uma cultura de agilidade e irreverência, para dar vida a projetos, serviços e soluções que desafiam o presente e escrevem o futuro. Anualmente, a empresa investe 80 milhões de euros em inovação científica e tecnológica, de uma forma constante, tendo financiado, nos últimos 10 anos, mais de 5.4 milhões de euros só em projetos de I&D com universidades portuguesas na vertente de exploração tecnológica. Na Altice Empresas, a inovação agrega a capacidade tecnológica e o know how dos colaboradores, permitindo disponibilizar uma oferta diversificada e inovadora de serviços e soluções em diferentes áreas de atuação, alavancados em tecnologias de última geração para criar oportunidades e transformar negócios. Conta também com o apoio de uma rede de parceiros nacionais e internacionais com foco em inovação e qualidade, que possibilita o rápido desenvolvimento de novas soluções, para dar resposta aos desafios das empresas e organizações.

 

Artigos Relacionados

  • Trabalho e tecnologia: uma parceria para o futuro

    Trabalho e tecnologia: uma parceria para o futuro

    A automação em escala está entre as maiores tendências operacionais em 2022. A conclusão é do mais recente Tech Trends, que avança ainda que este fenómeno irá libertar os funcionários das empresas para tarefas mais especializadas. Saiba mais

  • destaque-3.jpeg

    A transformação com o 5G chegou e coloca todo o potencial da IoT ao alcance das empresas

    As vantagens oferecidas pelo 5G representam um catalisador para tecnologias como a Internet of Things (IoT), permitindo um grande aumento do número de equipamentos conectados, numa rede mais robusta, estável e fiável. Saiba mais

  • A chave do futuro é digital

    A chave do futuro é digital

    Na era digital em que vivemos, a analítica, a inteligência artificial e o machine learning parecem ser não só indispensáveis, como a chave para a diferenciação e competitividade das empresas. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • 5G

    5G

    Experimente o poder do 5G e sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa, ao suportar novos processos digitais para promover o seu crescimento e inovação. Saiba mais

  • IoT Connect

    IoT Connect

    Faça a gestão dos cartões das suas aplicações IoT, agora também 5G. Tudo num único portal ou na App Mobile, com total autonomia, simplicidade e segurança. Saiba mais

  • New Reality Experience

    New Reality Experience

    Ofereça experiências imersivas únicas aos seus clientes ou visitantes através de tecnologias inovadoras e interativas, como a Realidade Aumentada, Realidade Virtual, 3D e Gamification. Saiba mais

Pesquisar