Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

A Internet das Coisas já está a mudar o mundo. E pode ter impacto no seu negócio

A Internet das Coisas já está a mudar o mundo. E pode ter impacto no seu negócio

Ligar sensores que forneçam informação sobre diversos dispositivos, desde os contadores de água a caixotes de lixo ou mesmo peças mais pequenas em armazém, é uma das grandes tendências. O potencial de negócio existe para praticamente todos os sectores, mas também pode ser uma ameaça.

 

 

As previsões dos analistas apontam para números muito elevados de “coisas” ligadas à Internet e a nível de negócio os valores gerados ultrapassam os 2,2 mil milhões de dólares, segundo dados da IDC.

 

A Internet das Coisas, ou Internet de todas as Coisas, parece um tema esotérico mas já tem aplicações muito práticas, na área industrial mas também no comércio e em sectores como as cidades inteligentes. E os benefícios estendem-se ao campo pessoal, onde se destacam os wearables e os relógios inteligentes, ou mesmo eletrodomésticos “smart” que sabem quando é preciso comprar café, ou dão recomendações sobre a melhor forma de lavar os dentes.

Os smartwatches são um dos exemplos da Internet das Coisas, mas a aplicação está mais aprofundada em áreas empresariais e os benefícios refletem-se em eficiência e redução de custos

Na base desta tecnologia está a miniaturização de sensores, que são também cada vez mais baratos, e a sua ligação através de redes inteligentes, fornecendo dados a sistemas centrais de monitorização que podem optimizar decisões.

 

O impacto em algumas áreas pode ser extraordinário, permitindo por exemplo a uma operadora elétrica saber a cada momento informação fiável das suas redes, ou a uma grande distribuidora acompanhar em tempo real a movimentação da frota e dos principais produtos. Tudo de forma mais imediata e com custos reduzidos.

 

Em Portugal há já diversas experiências notáveis e a Portugal Telecom está a trabalhar em vários sectores para poder aplicar as vantagens da tecnologia a sistemas de rega de campos de golfe, ou monitorização de contadores de água, entre outras.

 

Já pensou de que forma esta revolução pode ter influência no seu negócio? A capacidade de utilizar a Internet das Coisas em seu benefício pode fazer a diferença na competitividade da sua empresa a médio prazo.

Pesquisar