Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

A Mobilidade das empresas é cada vez mais importante

A Mobilidade das empresas é cada vez mais importante

 

Tecnologia num mundo em mudança (5/5)

 

Como se viu durante a pandemia, a mobilidade é essencial para qualquer organização moderna. É a existência de um plano de mobilidade entro da empresa que vai permitir aos colaboradores trabalharem a partir de qualquer lado, em qualquer momento, mesmo quando a pandemia passar.

 

Durante a pandemia, as empresas que já tinham planos de mobilidade em prática, viram a sua vida mais facilitada para colocar os seus colaboradores em trabalho remoto. No entanto, não é apenas para trabalhar a partir de casa que estas políticas são importantes.


Com a necessidade de fazer viagens – seja para dentro ou para fora de Portugal – ou a necessidade de se deslocar para fora do escritório para realizar reuniões, a mobilidade torna-se crucial para as empresas. Um portátil aliado a um ponto de Internet (que pode ser móvel, por exemplo) é indispensável para a maioria dos colaboradores.


Na escolha de um portátil para a maioria dos colaboradores, o ideal seria que todos os colaboradores tivessem acesso ao mesmo modelo de dispositivo. Com um parque semelhante, a equipa de IT veria a sua tarefa de suporte muito mais facilitada.


No entanto, há empresas que acreditam que a mobilidade e o trabalho remoto são passageiros. Mas não; não é algo que vai existir apenas durante a pandemia e que, depois, volta tudo ao “antigo normal”.


Vários estudos mostram que os colaboradores perceberam as vantagens de trabalhar a partir de casa. Quando tudo voltar ao “antigo normal”, alguns colaboradores não vão querer trabalhar 100% do seu tempo a partir de sua casa, mas vão querer ter a possibilidade de trabalhar alguns dias fora do escritório.


Para que isto aconteça, é necessário que existam políticas de mobilidade dentro da empresa e que a tecnologia o permita, seja no hardware em si, mas também na cibersegurança dos dispositivos e das redes.

Mesmo para as empresas menos fãs do teletrabalho é possível encontrar alguns benefícios. Apesar da pandemia ter apanhado muitas empresas desprevenidas, também mostrou que, em muitas situações, o trabalho pode continuar a ser realizado de forma efetiva com colaboradores remotos e, muitas vezes, com crescimento em termos de produtividade e com menores custos operacionais.

 

O teletrabalho é, na verdade, uma tendência esperada para 2021, mesmo depois dos confinamentos terminarem. Grandes tecnológicas, como a Google e o Facebook, já informaram os seus colaboradores que só devem voltar ao escritório a meio de 2021.

Uma coisa é certa, a mobilidade é uma realidade cada vez maior nas empresas. Mesmo que uma organização não adote políticas de teletrabalho depois do fim da pandemia, existe uma necessidade real de mobilidade por parte de colaboradores que, como foi mencionado, precisam de estar sempre ligados dentro e fora do escritório, trabalhar a partir de qualquer lugar e a qualquer momento, fazer reuniões à distância. Cabe à organização abraçar a realidade e disponibilizar as melhores ferramentas aos seus colaboradores para que produzam tanto quanto possível com toda a segurança.

 

Um mundo em mudança

 

O mundo está em constante mudança e os negócios têm de se adaptar. O risco é claro: não se adaptarem às constantes mudanças pode significar – a longo prazo – fechar portas. A tecnologia é uma realidade que tem de ser abraçada. Atualmente, esta é uma questão obrigatória para os clientes sob pena de ficar para trás em relação aos concorrentes e, a longo prazo, perder completamente a competitividade.


Seja cloud ou data center, seja mobilidade, IoT ou cibersegurança, as organizações têm de investir na tecnologia para daí tirar o maior retorno. Um parceiro de confiança é essencial para que o investimento não seja em vão e para que, em conjunto com a organização, perceba as suas necessidades, o seu orçamento e ofereça as melhores soluções para os seus desafios.


A transformação digital não é apenas uma moda ou uma expressão que soa bem; é uma necessidade que todas as organizações – da mais pequena à maior – têm e que deve ser explorada. O caminho pode nem sempre ser fácil, mas é inevitável e as empresas têm de se adaptar o quanto antes.

 

 

Artigos Relacionados

  • A cibersegurança é crucial para as empresas

    A cibersegurança é crucial para as empresas

    Com as empresas a dependerem cada vez mais de tecnologia, a cibersegurança é de extrema importância. Saiba mais

  • 22004774_mlUVE.jpg

    A importância dos data centers para as organizações

    Apesar de a procura por serviços cloud estar a crescer de dia para dia, há organizações que, por uma razão ou por outra, procuram reforçar os seus investimentos em data center. Saiba mais

  • 22225182_gKeas.jpg

    Como o 5G vai impulsionar a produtividade das empresas

    Com maior rapidez de resposta, densidade de ligações e mais velocidade, o 5G abre uma miríade de novas possibilidades para as empresas. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Email

    Email

    Trabalhe de forma mais eficiente com uma solução de email empresarial. Saiba mais

  • Business Office

    Business Office

    Pacote de serviços que integra funcionalidades de central telefónica virtual para atender as suas chamadas, voz fixa e voz móvel até 4 utilizadores e equipamentos incluídos. Saiba mais

  • Microsoft Office 365

    Microsoft Office 365

    Trabalhe em equipa de forma mais eficiente e segura, com as ferramentas que já conhece. Saiba mais

Pesquisar