Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

As organizações modernas estão na nuvem

organizacoes-modernas-nuvem.jpg

 

Tecnologia num mundo em mudança (1/5)

 

A recente pandemia mostrou a importância da tecnologia no dia-a-dia das empresas. As organizações que já tinham começado a tão falada transformação digital estiveram um passo à frente da sua concorrência. As empresas que não tinham começado a sua jornada de transformação digital tiveram de se adaptar aos novos desafios provocados pela pandemia – como todas as organizações –, mas tiveram um desafio acrescido: o de se tornarem mais digitais.

 

Temas como Cloud, Data Center ou mobilidade nem sempre eram falados dentro das organizações; em alguns casos, estavam num segundo plano de investimento, para quando houvesse disponibilidade. A pandemia acelerou estes temas entre os decisores, mas nem sempre a adoção das mais diferentes soluções foi feita tendo em conta a componente de Cibersegurança, por exemplo, ou aquilo que era mais viável para as operações; existiu apenas a preocupação de colocar a empresa a funcionar num novo contexto.

 

Todas as transformações que existiram ao longo dos tempos deixaram para trás algo que seria um velho normal e trouxeram um novo normal. É expectável que muito do que se considera o atual novo normal se mantenha na pós-pandemia. Temas como Cloud, Data Center, Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), segurança e mobilidade – tudo isto alavancado por redes fixas, como a fibra, ou redes móveis, como 4G LTE ou 5G – vão continuar a estar no topo da atenção e das prioridades das organizações portuguesas durante o próximo ano.

 

A pandemia mostrou a importância destes temas e de como a tecnologia permite às organizações continuarem a trabalhar, a comunicar e a vender os seus bens e serviços. Todos os desafios exigem algum tipo de mudança. A transformação digital das empresas e das organizações é uma delas e, quer queira, quer não, é uma transformação que terá de acontecer para que seja possível ter sucesso no futuro.

 

As organizações modernas estão na nuvem

 

De certeza que já ouviu falar de computação cloud – ou nuvem. Mas, se ainda não ouviu, a computação cloud é a entrega de serviços, sejam eles de armazenamento, de poder de processamento ou disaster recovery, entre muitos outros, através da Internet e, tipicamente, numa base de subscrição – ou as-a-Service.

 

Dados de julho de 2020 da Gartner apontam para que os gastos mundiais em serviços de cloud pública vão atingir os 257,8 mil milhões de dólares e ultrapassar os 360 mil milhões de dólares em 2022. Um estudo da IDC indica que 32% dos orçamentos de IT vão ser dedicados à cloud durante o ano de 2021. Em resumo, os serviços cloud não são apenas uma tendência; são uma certeza.

 

De acordo com a Gartner, os serviços de cloud ofereceram às organizações duas vantagens distintas durante os últimos meses: custos de utilização e gastos diferidos. Quer isto dizer que as empresas puderam investir significativamente menos dinheiro à partida ao utilizar tecnologia cloud em vez de escalar para capacidade de data center on-premises ou através da aquisição de licenças de software mais tradicionais que limitam as opções ou que não são utilizadas na máxima plenitude.

 

O crescimento explosivo de soluções de computação cloud mudou radicalmente a maneira como as empresas fazem e gerem os seus negócios. Inicialmente, a cloud era o lugar para construir aplicações e hospedar a infraestrutura necessária da empresa, mas atualmente, é muito mais do que isso: é um dos principais catalisadores para o crescimento da organização.

 

A recente adoção de serviços cloud pode ser atribuída à fácil utilização da mesma e pela escalabilidade que a tecnologia permite. Com o crescimento dos dados nas empresas e subsequente necessidade de daí extrair informações relevantes, as organizações estão a utilizar a cloud para modernizar as suas operações de negócio ou para desenvolver as soluções de próxima geração.

 

O investimento em computação cloud não se prende, apenas, com custos; também a agilidade e a flexibilidade fazem parte da equação. A computação cloud dá aos colaboradores a capacidade de trabalhar em qualquer local com acesso à Internet. Os colaboradores podem preparar o seu dia de trabalho de uma forma mais flexível. Para além disso, também é possível aceder aos documentos em qualquer local em tempo real, sendo que toda a organização tem acesso à mesma informação.

 

Mas a cloud também traz inovação para a empresa. Os avanços em serviços e soluções baseados em inteligência artificial (IA) vão continuar a funcionar em conjunto com o aumento da adoção de soluções em cloud. A IA foi considerada uma das tecnologias que irá revolucionar a infraestrutura de IT. A inteligência artificial como um serviço permite melhorar significativamente os serviços de cloud existentes e as aplicações da empresa.

 

À medida que a infraestrutura de IT e as lacunas de competências operacionais aumentam, a IA vai desempenhar um papel significativo na automação de muitas das tarefas. Simultaneamente, vai ajudar a aprender com os dados já existentes e a distribuir as cargas de trabalho pela organização de forma mais eficiente através da cloud.

 

Porquê investir em cloud? A eficiência das organizações é essencial para a produtividade e para a inovação. Sistemas obsoletos podem levar a empresa no sentido inverso ao pretendido. Neste sentido, a computação cloud é uma das melhores maneiras para melhorar as operações através de um sem número de possibilidades, ajudando ainda a reduzir os custos.

 

 

Data center on-premises: data center propriedade do cliente ou entidade prestadora de serviços, que assume o investimento na construção, expansão e renovação do mesmo.

 

 

Artigos Relacionados

  • Como assegurar a colaboração

    Todos os que trabalham com computadores sabem que, em qualquer momento, a máquina pode falhar. Um simples bloqueio pode significar perder uma grande parte da informação de um documento que ficou por salvar. Saiba mais

  • Como podem as empresas tirar melhor partido da Cloud

    Na era do digital, é essencial que as organizações se adaptem à mudança e acompanhem a evolução tecnológica para garantirem competitividade para o seu negócio. Saiba mais

  • Infografia: Deverá a minha empresa migrar para a cloud?

    A velocidade de transformação digital a que o mundo empresarial assiste é cada vez maior, fruto das constantes inovações e do lançamento de novas tecnologias. Embora tenha perto de uma década, a cloud é ainda uma inovação recente e que só agora começa a ganhar força junto das empresas. Saiba mais

 

Pesquisar

 

Newsletter