Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Cloud Híbrida

Cloud Híbrida

 

Na Era Digital é incontornável falar de cloud. Tudo está na cloud e o que não está, pode ser considerado obsoleto. Além de haver um risco sério de perda de dados que estão apenas armazenados localmente em discos. A informática é uma ajuda preciosa, mas quando falha, também pode deitar tudo por terra. Por isso, alojar os serviços, documentos, aplicações de negócio na cloud é uma garantia de sucesso.

 

Quando algo corre mal, quase nem dá conta pois a redundância de um serviço de cloud assegura que os dados estão sempre salvaguardados.

Para as empresas o custo pesa. E quanto mais dados, mais elevado é o custo. Por isso, quando os serviços na cloud surgiram, as empresas rapidamente perceberam a vantagem em passar os seus servidores para o alojamento na cloud. Menos espaço, garantia de segurança, escalabilidade e poupança substancial com esta rúbrica.

 

No entanto, apesar dos elevados níveis de segurança, as empresas continuam a considerar arriscado colocar na nuvem dados mais sensíveis. Por isso, a par das soluções de alojamento na cloud pública, as empresas ainda contam com alojamento na sua cloud privada. E é neste contexto que surgiu a necessidade da cloud híbrida, um ambiente informático que combina uma cloud pública e uma cloud privada, ao permitir que os dados e as aplicações sejam partilhados entre elas.

 

A utilização de uma cloud híbrida permite às empresas dimensionarem os recursos informáticos e elimina a necessidade de gastos excessivos de capital para responder a picos de procura a curto prazo. Além disso ajuda as empresas quando estas precisam de libertar recursos locais para dados ou aplicações mais sensíveis.

 

Com este sistema as empresas pagam apenas pelos recursos utilizados e pelo tempo que necessitam (modelo pay-as-you-go). A alternativa interna implica investimento na aquisição, programação e manutenção dos equipamentos que após o pico de procura poderiam ficar anos sem utilização. E, obviamente, em tecnologia o hardware torna-se obsoleto muito depressa, estando na cloud, as empresas garantem que estão sempre a trabalhar sobre as tecnologias mais recentes e com as políticas de segurança adequadas.

 

A computação híbrida permite tirar partido do melhor do mundo da tecnologia. Possui todas as vantagens da cloud pública, com escalabilidade, flexibilidade e poupança, mas garante também total privacidade ao conseguir manter os dados mais sensíveis na cloud privada.

 

 

Artigos Relacionados

  • 21989302_72snw.jpeg

    As organizações modernas estão na nuvem

    A recente pandemia mostrou a importância da tecnologia no dia-a-dia das empresas. As organizações que já tinham começado a tão falada transformação digital estiveram um passo à frente da sua concorrência.Saiba mais

  • A importância dos data centers para as organizações

    A importância dos data centers para as organizações

    Apesar de a procura por serviços cloud estar a crescer de dia para dia, há organizações que, por uma razão ou por outra, procuram reforçar os seus investimentos em data center. Saiba mais

  • Como podem as empresas tirar melhor partido da Cloud

    Como podem as empresas tirar melhor partido da Cloud

    Na era do digital, é essencial que as organizações se adaptem à mudança e acompanhem a evolução tecnológica para garantirem competitividade para o seu negócio.Saiba mais

Soluções Recomendadas

 

 

  • Servidores Privados

    Servidores Privados

    Um Data Center virtual ao serviço da sua empresa, com capacidade e flexibilidade para virtualizar uma vasta gama de soluções e aplicações informáticas. Saiba mais

  • Cloud Backup

    Cloud Backup

    Evite correr riscos. Salvaguarde toda a informação do seu negócio e assegure a recuperação dos seus sistemas. Saiba mais

  • 21999974_UtzyN.jpeg

    Cloud Híbrida

    Todas as Clouds na mesma experiência. Simplifique a gestão das suas Clouds. Saiba mais

 

Pesquisar