Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

Com o 5G a cadeia de abastecimento poderá ambicionar operações mais eficientes

 

Com o 5G a cadeia de abastecimento poderá ambicionar operações mais eficientes

 

Os benefícios que as soluções 5G irão trazer ao setor da logística não se cingem à competitividade e inovação dos modelos operacionais, mas também ao seu contributo para a sustentabilidade das operações.

 

O 5G é uma tecnologia disruptiva, fundamental para a transição digital das empresas. Poucos serão os setores e áreas da economia e da sociedade que não serão tocados pelas possibilidades acrescidas desta tecnologia. Em entrevista à Logística Moderna Mário Seborro, Diretor Comercial da Altice Empresas, explicou as vantagens desta tecnologia para a cadeia de abastecimento ao nível da eficiência e visibilidade em real time das operações.

 

Logística Moderna – A Altice é uma das grandes empresas em Portugal a dominar as comunicações móveis. Qual é neste momento a disponibilidade real de tecnologia 5G em Portugal? A ideia é fornecer acesso a todos, independentemente de onde estejam e na promoção da coesão territorial. De que forma é que o 5G pode impulsionar a interioridade? O 5G pode alavancar uma “deslocalização” mais fácil para o interior?

 

Mário Seborro

 

Mário Seborro – O 5G é, de facto, uma nova tecnologia, uma tecnologia disruptiva, fundamental para a transição digital do país, mas tem de ser combinada com as infraestruturas de rede fixa, com a rede de fibra ótica. Foi por isso que, nestes últimos cinco anos, a Altice Portugal assegurou a cobertura com fibra ótica de praticamente todo o país. Mais de seis milhões de lares têm acesso à fibra ótica da Altice Portugal para garantir que, efetivamente, a combinação entre as redes fixas e as redes móveis levem a essa universalidade de acesso.

 

É nossa estratégia que esta tecnologia tem de ser uma tecnologia para Portugal e para os portugueses, e é sob este desígnio que o 5G da Altice Portugal já está disponível de norte a sul do País, em todas as capitais de distrito e ilhas.

 

Quais são as vantagens do 5G na transformação digital das empresas industriais, de logística e de transporte de mercadorias (ao nível da velocidade de resposta, transferência de dados, etc.)? Há uma estratégia para a transformação dos setores verticais estruturantes da economia? Qual o impacto esperado nos vários setores?

 

A produtividade e inovação empresariais têm beneficiado do desenvolvimento tecnológico ao longo das décadas, e o 5G será disso um exemplo por excelência, como peça que faltava na transformação digital das empresas com novos horizontes. Poucos serão os setores e áreas da economia e da sociedade que não serão tocados pelas possibilidades acrescidas do 5G.

 

A re-industrialização europeia só será competitiva em termos mundiais se adotar o modelo de fábrica digital, flexível na sua reformulação ao longo do ciclo de vida, e conectada ao seu ecossistema. Os sistemas de saúde e educação podem implementar com maior facilidade os novos paradigmas híbridos de futuro, mais descentralizados, com valências físicas e virtuais e com a centralidade no utente (paciente e estudante). Os sistemas de transporte estão a iniciar a transformação, não só em termos rodoviários, onde se centram as atenções mediáticas na condução assistida e veículos autónomos, mas também no conceito de smart port.

 

De igual forma na área de logística, a cadeia de abastecimento e distribuição poderão ambicionar operações mais eficientes, com visibilidade em real time das operações e com capacidade de partilhar com maior visibilidade, de montante a jusante, o estado/localização de cada item da cadeia.

 

Recursos Humanos - devem ser parte da equação
No que diz respeito aos Recursos Humanos espera-se que estes projetos possam trazer redução de mão-de-obra ou apenas ganhos de produtividade que vão permitir às empresas crescer, tornar-se mais fortes e resistentes à concorrência?

 

Os projetos empresariais suportados em 5G, devem responder aos objetivos das empresas, nomeadamente como ferramenta da jornada de Transformação Digital que pretenda desenvolver.

 

As questões relativas aos recursos humanos devem ser parte da equação na evolução do negócio, seja na sua formação em novos processo e tecnologias, seja na recapacitação em processos impactados. Haverá casos de uso em que (i) a rentabilização de um colaborador especialista pode ser potenciada em várias intervenções remotas (sem deslocação) apoiadas por tecnologia 5G & AR/VR, que permitem ambientes imersivos muitos eficazes (ii) uma atividade hoje feita por um colaborador pode ser substituída por monitorização ou sensorialização (por exemplo vigilância via drone ou câmara), libertando recursos para atividades mais nobres.

 

As decisões quanto aos casos de usos e reformulação da estrutura e colaboradores das empresas farão parte da jornada de adoção de 5G de cada negócio.

 

Mudanças radicais nas tecnologias usadas, implicam que seja feito um esforço grande para dar formação às pessoas. Como é que isto funciona na prática?

 

Sendo um game changer e um projeto de transformação digital, o 5G deverá mexer com os alicerces do negócio e impactar os principais KPIs das empresas, quer internamente na sua operação, quer na relação com os clientes e parceiros.

 

A particularidade do 5G, é ser capaz de exponenciar outras tecnologias na disponibilização de uma solução completa end-to-end.

 

Neste contexto complexo, a formação às pessoas deve ser entendida como fator crítico, a par das tecnologias e processos. Haverá novas tecnologias a operar, processos reinventados que precisam do enquadramento e novas competências, e acima de tudo, uma cultura empresarial ágil e future driven que seja capaz de abraçar novos projetos de forma profissional.

 

Real time tracking - automação e robótica/AGV
A utilização da tecnologia 5G, permite ter uma melhor visibilidade das operações, da intralogística e da supply chain? Está ligada a tecnologias IoT/IIoT? A sensorização permitida pela rede 5G, permite melhorar as intervenções preventivas?

 

O 5G deve ser entendido como um meio e não um fim em si mesmo. Mais do que um rodmap tecnológico onde o 5G pode com vantagens substituir outros protocolos de comunicação sem fios (e.g. wifi), a abordagem transformadora considera o 5G como uma peça exponenciadora de outras tecnologias existentes, numa solução completa ao serviço do negócio. Para cada um dos use cases, e para a obtenção dos benefícios finais, ao 5G são agregadas outras componentes da solução como IoT, Cloud, ciber segurança, aplicações e algoritmos, que entregam as funcionalidades esperadas ao negócio.

 

Nesse sentido, sem dúvida que a integração entre 5G e IoT é central na entrega de inúmeras soluções. A tecnologia 5G pode desde logo potenciar uma maior densidade de devices IoT conectados por área geográfica, quando comparada com a rede anterior. Adicionalmente, permite soluções de localização de ativos e dispositivos mais fina e precisa.

 

Neste contexto de visibilidade e capacidade de decisão e intervenção preventivas, destaque para soluções de gémeo digital que simplificam a tomada de decisão pela gestão da cadeia de abastecimento, dando a conhecer a sua performance, e ajudando a simular novas realidades de operação.

 

Paralelamente, e por via da sensorização fina das operações com colocação de dispositivos IoT conectados à rede 5G, pode ser avaliado periodicamente o estado das operações, ou dispositivos e mercadorias em concreto, e dessa forma, atuar preventivamente e proactivamente com ganhos óbvios de operação.

 

As áreas de real time tracking, automação e robótica/Automated Guided Vehicule serão certamente fonte de inovação e benefícios para este sector.

 

Leia na íntegra

 

Artigos Relacionados

  • 5G: Acelerar Portugal - Metaverso em todo o lado

    5G: Acelerar Portugal - Metaverso em todo o lado

    As grandes tecnológicas acreditam que o Metaverso vai representar um negócio gigantesco, avaliado em quase 800 mil milhões de euros já daqui a dois anos. Saiba mais

  • 5G é peça essencial na transformação digital

    5G é peça essencial na transformação digital

    O potencial das redes de nova geração permitirá às empresas inovar nos seus modelos de negócio de uma forma nunca vista. Poucos serão os setores que não serão tocados. Saiba mais

  • As seis tecnologias que prometem mudar o mundo no próximo triénio

    As seis tecnologias que prometem mudar o mundo no próximo triénio

    Crescimento económico, sustentabilidade ambiental e progresso social. Como irá a tecnologia contribuir para estes desafios, em plena era da transição digital? Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • 5G

    5G

    Experimente o poder do 5G e sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa, ao suportar novos processos digitais para promover o seu crescimento e inovação. Saiba mais

  • Gestão de Frotas

    Gestão de Frotas

    Com a Gestão de Frotas promova maior eficiência e eficácia na gestão e operacionalização da frota da sua empresa. Acompanhe a sua frota em tempo real e reduza custos. Saiba mais

  • destaque-6.jpg

    Fábrica 3D

    Visualize, em tempo real, a performance do processo produtivo da sua fábrica, através de um modelo/réplica 3D exata do seu chão de fábrica - Digital Twin 3D. Saiba mais

Pesquisar