Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Conheça os Vencedores da 5.ª Edição IoT Challenge Altice Empresas

Conheça os Vencedores da 5.ª Edição IoT Challenge Altice Empresas

 

 

No passado dia 10 de setembro foram conhecidos os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge, uma competição tecnológica promovida pela Altice Empresas, marca do segmento empresarial da Altice Portugal, que desafia empresas e startups portuguesas a apresentarem soluções de Internet of Things (IoT) inovadoras e prontas a serem comercializadas.

 

Na edição deste ano, os candidatos foram desafiados a apresentar soluções de IoT que acelerem a digitalização das empresas e das organizações, otimizem os processos através da monitorização à distância, permitam uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou ajudem a enfrentar os desafios atuais da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pandemia do novo coronavírus.

 

Chegaram à final 11 equipas, utilizando o serviço de gestão de conectividade, IoT Connect da Altice Empresas, nas suas soluções. Entre os meses de julho e setembro, os participantes, puderam trabalhar com a equipa de Engenharia Altice do golabs.IoT para testar as suas soluções.

 

Aos poucos os clientes vão procurando os locais que dão mais garantias de segurança, todos querem voltar ao "normal", mas é preciso manter o nível de alerta. O turismo ainda está em níveis quase insignificantes e é preciso agir para manter os negócios abertos e a funcionar.

 

A final da Edição de 2020 do IoT Challenge Altice Empresas, devido ao COVID-19, transformou-se, pela primeira vez, numa sessão simultaneamente presencial e online. Durante o evento, e após as várias apresentações dos candidatos, as empresas foram avaliadas, através de sessões de perguntas e respostas, pelo painel de júri composto por: Nuno Nunes (Chief Sales Officer para o segmento Business to Business da Altice Portugal), Luís Alveirinho (Chief Technology Officer da Altice Portugal), Sofia Rebola (Diretora de Controlo Técnico e Sistemas de Gestão do Grupo Altri), Ivo Antão (Administrador Executivo do Grupo Luz Saúde) e Eduardo Fitas (Vice-Presidente da Accenture Portugal).

 

Os 3 Vencedores

 

A Infinite Foundry apresentou uma solução que consiste em reproduzir uma réplica da planta digital 3D da instalação industrial para monitorizar em tempo real o processo de produção e melhorar a eficiência operacional, remotamente.

 

A Indra Sistemas Portugal foi premiada pelo projeto “Onesait Motion”, uma solução que facilita a gestão operacional em tempo real de uma cadeia de fornecimento (supply chain), garantido a rastreabilidade online das pessoas, veículos e produtos envolvidos no processo.

 

A Quantico Solutions apresentou o projeto "Vision4Lab", uma solução que consiste numa plataforma composta por um sistema que permite que os profissionais de saúde possam gravar em vídeo os seus procedimentos recorrendo a um wearable device (óculos), de modo que outros profissionais possam visualizar essas imagens, garantindo maior controlo e segurança. Segundo o administrador responsável pelo segmento empresarial da Altice Portugal, Nuno Nunes, «Vivemos atualmente tempos de desafios e de novas oportunidades no mercado empresarial. Agora, mais que nunca, é tempo de mudar, transformar e inovar. Queremos continuar a intensificar o nosso modelo de negócio junto das empresas portuguesas, e graças ao IoT Challenge temos a oportunidade de fazê-lo em conjunto com os inovadores do amanhã. Numa altura em que o recurso a soluções e ferramentas tecnológicas como o IoT tem vindo a ser fundamental para dar resposta à retoma da atividade das empresas, o IoT Challenge assume-se como um catalisador no apoio e dinamização do ecossistema empresarial e consequentemente da economia do País.»

 

 

Artigos Relacionados

  • IoT Challenge, a 5ª edição

    Este ano, devido à situação de pandemia, muitos projetos tiveram de ser adiados. Saiba mais

  • IoT Challenge premeia mais três projetos

    PA Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) como é mais conhecido, é uma expressão que está cada vez mais presente no vocabulário atual. Saiba mais

  • Empresas que mudam Portugal

    Se há uma coisa que a pandemia realçou em Portugal foi a capacidade de adaptação das empresas e da indústria. Saiba mais

 

Pesquisar