Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

Educação acelera adoção de tecnologias digitais com a pandemia

Educação acelera adoção de tecnologias digitais com a pandemia

 

A aposta que o setor da educação e formação já vinha a fazer nas tecnologias digitais aumentou com o contexto criado pela COVID-19. Os canais e as formas de ensino estão a mudar, assim como os conteúdos. E há novas tendências a caminho.

 

 

Desde há muito tempo que a área da educação e formação está a ser transformada pelas tecnologias digitais. A chegada da internet trouxe uma possibilidade drasticamente aumentada de acesso à informação, assim como de pesquisa imediata em numerosas plataformas digitais, pagas ou gratuitas.
Juntou-se a capacidade de combinar uma abrangência e profundidade de temas sem precedentes, com a apresentação de conteúdos em vários formatos, como o vídeo e o áudio, permitindo o acesso ao conhecimento fora da sala de aula numa diversidade de formas que se adequam às capacidades, preferências e disponibilidade de cada utilizador.
Esta mudança tão radical dos hábitos de aprendizagem fora da sala de aula, já vinha a obrigar o sistema de ensino formal a acompanhar algumas das novas tendências, inovando ao nível dos canais, formatos e conteúdos.

 

“Em 2019, 8% das pessoas entre os 16 a 74 anos na UE referiram ter feito um curso online nos últimos três meses anteriores à pesquisa. Em Portugal o valor situava-se nos 6%”, Eurostat, Individuals - Internet Activities."

 

A tecnologia está a permitir não só a transformação do ensino tradicional, como traz novos cursos e formações específicas, disponibilizados online por instituições e empresas, lecionados por profissionais, liberalizando o desenvolvimento de competências, a um menor custo e sem limitações geográficas.

 

Alunos e professores mais tecnológicos

 

O impacto do novo coronavírus e das medidas de contenção e distanciamento social impostas no setor da educação e formação é enorme. Estima-se que na primeira vaga da pandemia mais de 1,7 mil milhões de estudantes em todo o mundo - ou cerca de 90% do número total -, tenham ficado impedidos de frequentar instituições de ensino, desde a creche à universidade.
Durante esse período, as tecnologias digitais foram o substituto de algo até então considerado insubstituível: a educação presencial. Com as escolas encerradas, o computador e o smartphone substituíram a sala de aula e “transferiram” professores e formadores para uma das divisões de casa, numa adaptação nem sempre fácil, para todas as partes envolvidas.
A utilização de plataformas de videoconferência cresceu exponencialmente, ajudadas pelo facto de muitas tecnológicas terem disponibilizado acesso gratuito aos seus produtos e serviços. Tudo isto resultou numa experimentação global das tecnologias da educação a uma escala sem precedentes.
O atual contexto acabou por acelerar uma tendência positiva a que já se assistia nos últimos anos de recurso ao eLearning. Especificamente na área empresarial, onde se tem vindo a adotar uma cultura de aprendizagem como fator de competitividade face à concorrência, a formação à distância assente no digital está a emergir como uma subárea de alto crescimento no mercado.

 

Leia o artigo na íntegra no SAPO TEK

 

Quer testar o nível de digitalização do seu negócio?

 

Faça o teste e saiba se o seu negócio está preparado para o futuro.

 

Artigos Relacionados

  • Reforçar o digital na escola

     

    Reforçar o digital na escola

    Para qualquer pai ou mãe, a preocupação com os filhos, ainda em idade escolar, é o seu futuro. Desde o momento em que nascem, mas principalmente depois de iniciar o percurso escolar, paira a questão: o que irão eles ser quando forem grandes? Saiba mais

  • 2021: não há como parar a transformação digital

     

    2021: não há como parar a transformação digital

    Em poucos meses, empurradas pela pandemia, as empresas apressaram a sua transformação digital. Mas não basta reagir. É preciso planear, precaver e escolher o parceiro certo. Saiba mais

  • A Mobilidade das empresas é cada vez mais importante

     

    A Mobilidade das empresas é cada vez mais importante

    Como se viu durante a pandemia, a mobilidade é essencial para qualquer organização moderna. É a existência de um plano de mobilidade entro da empresa que vai permitir aos colaboradores trabalharem a partir de qualquer lado. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Solução de Escola Remota

     

    Solução de Escola Remota

    Solução completa e modular de suporte ao ensino, vai permitir-lhe reduzir as distâncias e promover a igualdade de oportunidades educativas. Saiba mais

  • Gestão de Aprendizagem

     

    Gestão de Aprendizagem

    O SIGA integra tecnologias de informação e comunicação na internet, de forma criativa e multidisciplinar, para otimizar os processos de gestão educativa. Saiba mais

  • Formare

     

    Formare

    Tire partido de tecnologia inovadora, adaptada aos diferentes contextos e metodologias e pedagogicamente orientada a uma gestão eficaz do conhecimento. Saiba mais

Pesquisar

 

Newsletter