Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

Eficiência do 5G na Indústria 4.0

Eficiência do 5G na Indústria 4.0

 

Pela primeira vez, uma nova geração de conectividade móvel tem um maior foco nas empresas do que nos clientes particulares. Com o 5G, a velocidade de conexão passou a ser 100 vezes superior quando comparada com o 4G, e as vantagens deste incremento de velocidade já são visíveis nos ambientes empresariais, nomeadamente no sector da indústria. Para termos uma ideia da importância que esta tecnologia tem para as marcas e empresas, consideremos, por exemplo, que um veículo autónomo pode gerar mais de 4GB de dados todos os dias. E este montante cresce se pensarmos em sensores utilizados em diversas indústrias, que com o 5G aumentam em número, incrementando em dezenas de vezes a quantidade de dados transferidos.

 

Outra característica do 5G com grande importância para a indústria é a baixa latência - o tempo que um pacote de dados demora a chegar de um ponto a outro. Nas redes 5G, a latência é de apenas um milissegundo, o que é crítico para os dispositivos IoT por exemplo. Voltando ao caso dos carros autónomos, seria impensável e perigoso ter veículos autónomos a circular em estradas públicas com ligações a redes em que a latência não fosse muito baixa.

 

A latência é, aliás, uma das razões pelas quais a “promessa” da IoT tem vindo a ser adiada há muitos anos. Muitos dos use cases mais promissores, nomeadamente em termos de automação industrial, tracking de assets, aplicações para cidades inteligentes, veículos autónomos e cirurgias remotas “esbarraram” sempre na latência, que se exige muito baixa para tornar viáveis e seguras todas estas aplicações. O 5G torna-se revolucionário não apenas devido à velocidade que traz, mas também pela baixa latência que permitirá, finalmente, o desenvolvimento e implementação de aplicações que até há pouco tempo víamos como futuristas.

 

Outro conceito associado ao de 5G é o de edge computing, que designa o processamento que ocorre na edge, ou seja, o ponto da rede mais próximo do utilizador. Este conceito já existe nas redes atuais e faz com que smartphones e outros dispositivos móveis estejam a consumir e a gerar grandes quantidades de dados na edge das redes. Ora, quanto mais dados são enviados e recebidos por estes dispositivos, mais pressão é colocada nas arquiteturas cloud centralizadas, onde os dados são processados e armazenados numa localização central. Para resolver este problema, existe o multi-access edge computing (MEC), que proporciona uma maior capacidade de processamento na edge das redes móveis. O 5G melhora todo este processo ao combinar altíssima velocidade com baixíssima latência. E os benefícios são cada vez mais visíveis para as empresas.

 

Os benefícios

 

Mas além das características tecnológicas que enquadram o 5G num conceito cada vez mais futurista de empresa e de indústria, quais os benefícios reais? Desde logo, a capacidade de transformar negócios como nunca se fez antes. Com a quinta geração, existe uma plataforma sólida onde assenta a evolução futura do negócio, e que permite dar suporte aos novos processos digitais para aumentar a produtividade e criar oportunidades inéditas às empresas.

 

Assim, o 5G traz às empresas:

 

  1. Mais eficiência
    De que forma? Ao melhorar a inteligência e a eficácia dos processos, minimizando o potencial de erro e as correções que degradam o desempenho dos negócios. Além disso, ao introduzir a automação numa série de processos, é melhorada a eficiência dos recursos humanos nas empresas, deixando as tarefas repetitivas na alçada da tecnologia e libertando as pessoas para a execução de trabalho com maior valor acrescentado.
  2. Mais experiência e qualidade do serviço
    Ao integrar novas experiências de utilização, mais personalizadas e de maior qualidade aos clientes, garantindo uma jornada mais envolvente e eficaz.
  3. Mais sustentabilidade
    Além da eficiência energética da própria rede, o 5G proporciona ganhos ambientais que resultam da utilização de aplicações e tecnologias que garantem, através de sensores, uma melhor monitorização em tempo real, bem como informação essencial para uma tomada de decisão mais sustentável.
  4. Mais agilidade
    Através da automação, do controlo remoto de operações e do acesso a informação de negócio em tempo real, tornando as decisões mais rápidas.
  5. Mais negócio
    O 5G traz novas soluções, modelos e formas de fazer negócio, geradoras de novas fontes de receita para as empresas.
  6. Mais produtividade
    Com novas formas de trabalhar, através da virtualização e automação de processos, potenciando o trabalho remoto, a colaboração, a segurança e a mobilidade dos colaboradores das empresas.

 

Eficiência nas operações

 

Desde o lançamento do 5G em Portugal, a Altice Empresas tem vindo a trabalhar de perto com as empresas e organizações no sentido de dar a conhecer, implementar e potenciar todos os benefícios que esta quinta geração de conectividade móvel pode trazer. A oferta para empresas é já bastante diversificada e inovadora em várias áreas, nomeadamente aquelas que, quando alavancadas pelo 5G, incrementam as oportunidades de transformação de negócio e os desafios das organizações: Cloud e Data Center, Segurança, IoT, entre outras.

 

Uma das soluções propostas pela Altice Empresas é a Fábrica 3D, que foi desenhada com o propósito de melhorar a eficiência dos negócios através do aproveitamento de todo o potencial do 5G. Esta é uma solução de gémeo digital direcionada a indústrias tão diversas como a alimentar, automóvel, petroquímica, aeroespacial ou até de construção civil e arquitetura. A solução garante uma maior simplificação na tomada de decisão, dando a conhecer a performance da fábrica, ajudando a simular novos cenários de produção e facilitando o treino virtual dos colaboradores. Com esta ferramenta, torna-se possível visualizar, em tempo real, num gémeo digital, toda a performance de um processo produtivo, contando para isso com uma réplica 3D exata do chão de fábrica.

 

A robustez da rede 5G da Altice permite que toda a informação recolhida no chão de fábrica seja transmitida, processada e integrada em tempo real num gémeo digital, dotando a fábrica de uma operação verdadeiramente inteligente. Os benefícios são claros: recolha e monitorização de dados em tempo real, graças à baixa latência da tecnologia 5G; obtenção de parâmetros adicionais referentes ao processo de produção, com recurso a um conjunto de sensores virtuais; deteção mais precoce de anomalias através de uma análise contínua de dados; rastreio de processos manuais e avaliação de posturas através de fatos ergonómicos; possibilidade de simular, na fábrica virtual, reconfigurações da fábrica real, com o objetivo de testar diferentes cenários e otimizar processos; formação dos colaboradores através de treinos em realidade virtual que melhoram a produtividade.

 

A solução Fábrica 3D permite, assim, um total controlo da fábrica e do seu processo de produção. Além da informação recolhida através do data lake e de sensores físicos, a solução permite ainda o fornecimento de informações adicionais via sensores virtuais e o rastreamento das atividades dos colaboradores.

 

De acordo com a Altice Empresas, esta solução permite diminuir em cerca de 80% o tempo necessário para impedir constrangimentos da produção, e em cerca de 25% o tempo de ciclo de produção, ao implementar os cenários virtuais de produção. Por outro lado, transformações como a otimização dos processos, a correção da postura dos colaboradores e a prestação de formação em ambientes virtuais têm efeitos benéficos na produtividade, reduzindo o tempo dos ciclos de produção e minimizando defeitos e desperdícios ao longo do processo produtivo.

 

Outra mais-valia importante é o ganho de um controlo rigoroso sobre tudo o que se passa na fábrica, mas também sobre melhorias que podem ser implementadas. Do mesmo modo, a Fábrica 3D permite identificar, de forma antecipada, necessidades críticas de mudança, com base na recolha de informação em tempo real.

 

Um caso real

 

Uma das empresas portuguesas que já está a trabalhar com esta solução da Altice Empresas é a Efacec, um grupo industrial com 8 unidades de negócio, mais de 70 anos de história e presente em mais de 65 países. A Efacec desenvolve soluções nas áreas da energia, mobilidade e ambiente, e tem a conectividade digital sempre presente para garantir a eficiência dos seus processos e, assim, um futuro melhor, mais inteligente e sustentável.

 

Este grupo português implementou a solução Fábrica 3D com rede 5G, no âmbito da sua aposta na digitalização para transformar as suas unidades fabris em fábricas inteligentes. Este é um projeto disruptivo e pioneiro na indústria que já valeu à empresa uma menção honrosa na 11ª edição do KAIZEN Award. O projeto Gémeo Digital, é um modelo digital dos processos produtivos, potencia modelos inovadores de gestão e desenvolvimento das operações, seja no âmbito da conceção, abastecimento, fabrico ou serviço ao cliente. É um projeto pioneiro na indústria e que surge numa era extremamente exigente de novas abordagens, tendo um impacto crucial na transformação digital da cadeia de valor.

 

O objetivo deste projeto, para a Efacec, é a digitalização das operações industriais, abrangendo toda a sua cadeia de valor, desde a engenharia, planeamento, supply chain até cadeia logística, permitindo informação em tempo real, com capacidade de simulação e antecipação dos cenários. Na Efacec, o projeto Gémeo Digital surgiu como um piloto numa fábrica de transformadores, mas os ganhos são substanciais e o grupo pretende, agora, alargar a sua implementação a todas as suas unidades fabris. Unicamente porque ainda não estamos 100% em funcionamento e por tanto ainda não conseguimos mesurar em operação real os ganhos.

 

Com o gémeo digital da solução Fábrica 3D da Altice Empresas, os colaboradores passam a ter uma visão abrangente e detalhada da performance em todo o processo produtivo. Com a monitorização e rastreabilidade ao longo de todo o processo produtivo, a Efacec consegue rapidamente detetar e prevenir anomalias, bem como otimizar os processos de forma contínua, reduzindo o desperdício e melhorando a qualidade da produção.

 

Em ambiente digital, a Fábrica 3D permite ainda simular e testar a melhor configuração do processo de produção antes de o implementar na fábrica. Com estas simulações reduz-se significativamente o tempo de setup de novos produtos ou ajustes na linha de montagem. Antes de introduzir um novo processo ou máquina, os colaboradores podem treinar em ambiente virtual, garantindo maior segurança e melhor performance.

 

Esta solução reúne as características fundamentais para a entrada na indústria 4.0 com informação em tempo real, nomeadamente no que diz respeito à alteração do modelo conceptual do sistema produtivo, evoluindo de uma filosofia em batch para uma filosofia one piece flow. Com a solução Fábrica 3D, a Efacec cria um futuro mais inteligente, atuando no presente para disponibilizar soluções mais sustentáveis e centradas nos seus clientes. Em suma, esta é uma solução que acrescenta valor e gera conhecimento, resultando num aumento direto da eficiência operacional.

 

Artigos Relacionados

  • 5G: Acelerar Portugal – Vamos poupar água?

    5G: Acelerar Portugal – Vamos poupar água?

    A startup Aqva More tem uma solução que ajuda a reduzir o desperdício da água. Com o 5G é possível ter acesso a todos os registos do Aqva More, em tempo real, tais como estimativas de poupança e valores de consumo, para controle do fluxo da água. Saiba mais

  • Com o 5G a cadeia de abastecimento poderá ambicionar operações mais eficientes

    Com o 5G a cadeia de abastecimento poderá ambicionar operações mais eficientes

    Segurança em casa ou na estrada, deteção de incêndios e até monitorização da Covid. Tudo isto se faz na Instaltech, em soluções que tiram partido do poder da imagem para identificar situações de risco. Saiba mais

  • 5G. Acelerar Portugal – Salvar vidas com video em tempo real

    5G. Acelerar Portugal – Salvar vidas com video em tempo real

    O BlueEye Handsfree da RedZinc é uma solução wearable que permite a transmissão de vídeo, em tempo real, do ponto de vista de profissionais em movimento, para médicos especialistas remotos. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • 5G

    5G

    Experimente o poder do 5G e sinta a diferença que faz nos negócios da sua empresa, ao suportar novos processos digitais para promover o seu crescimento e inovação. Saiba mais

  • destaque-6.jpg

    Fábrica 3D

    Visualize, em tempo real, a performance do processo produtivo da sua fábrica, através de uma réplica 3D exata do seu chão de fábrica - Digital Twin 3D e melhore a eficiêcia da sua fábrica. Saiba mais

  • iot-connect.jpg

    IoT Connect

    Conecte objetos e faça a gestão, dos cartões das suas aplicações IoT, online e em tempo real. Tudo num único portal ou na App Mobile, com total autonomia, simplicidade e segurança. Saiba mais

Pesquisar