Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog MEO Empresas - Inovação, Internet, 5G, Fibra, IoT e Cloud

Informação e conhecimento para desenvolver e humanizar o seu negócio. Novidades de tecnologia digital, Internet, 5G, Apps, cibersegurança e muito mais.

Fibergateway na palma da mão

Fibergateway na palma da mão

Já não será grande novidade para a maioria das pessoas que o acesso a aplicações, Internet, ou tarefas que habitualmente eram feitas no PC passaram para os smartphones. A evolução tecnológica, a par das exigência de comodidade marcam a tendência.

 

Assim, muitos serviços passaram a estar disponíveis na palma da mão e todos os dias há novidades neste processo. A aplicação Fibergateway, que serve para gerir uma grande parte das funcionalidades deste router dualband (2.4 GHz e 5 GHz), com tecnologia portuguesa, acaba de ser lançada para iOS e Android.

 

A aplicação substitui a maioria das funcionalidades permitidas pelo acesso através do browser, através do qual pode gerir permissões, passwords, redes guest, entre outras ações, e apenas funciona ligado à sua própria rede WLAN.

 

É uma forma mais simples de poder, por exemplo, ativar uma rede guest durante uma reunião (ou num dia de festa, para os casos residenciais) com uma password "simples" onde os convidados se podem ligar e desativá-la assim que o último sair a porta. Tudo isto, sem ter de ligar o computador.

 

Há ações que continuam apenas disponíveis através do acesso com o browser mas, a gestão corrente torna-se mais simples. 

 

  • Ativar ou desativar as redes WiFi em casa;
  • Alterar nomes e passwords das suas redes WiFi;
  • Criar e gerir redes Guest;
  • Ativar ou desativar o botão WPS para as redes WiFi disponíveis;
  • Visualizar os equipamentos ligados na sua rede de área local;
  • Gerir permissões de ligação dos equipamentos;
  • Definir horários/dias de semana para exclusão de dispositivos da sua rede;
  • Alterar o canal e a largura de banda do WiFi.

Tanto a nível residencial como de escritório, muitas vezes há necessidade de limitar acesso em determinados períodos horários. E isso é possível através desta app. Além das permissões de determinados equipamentos, que pode bloquear, por exemplo, é possível definir períodos horários por dias da semana para cada equipamento. Uma espécie de controlo parental que impede os filhos de maiores distrações durante o horário definido para o estudo, por exemplo.

 

Screenshot_20180118-191746.jpg 

Mudar a password

Quando alguém pede a password do WiFi existem, por norma, duas opções: há os que a têm escrita no smartphone (vamos admitir que ainda há quem tenha li à mão um pedaço de papel) e os que simplesmente pegam no router e mostram a password que está no autocolante na parte traseira.

 

Isto sucede porque a grande maioria dos utilizadores desconhece sequer o endereço para aceder ao seu router onde pode gerir, entre outras coisas, o nome da rede SSID e a password. No entanto, ao manter as definições de fábrica, está a manter aberta a porta aberta a qualquer hacker ou vizinho que consiga aceder ao sinal do seu WiFi.

 

Por isso, é fortemente recomendado que altere tanto o nome da rede bem como a password. Basta dizer que há sites que disponibilizam a listagem de routers por marca com as respetivas passwords. Ao mudar o nome da rede e password, elimina este problema de segurança da equação. para isso, consulte as instruções que acompanham o aparelho.

 

Com esta nova aplicação, que serve para gerir o router de última geração da rede MEO, pode facilmente fazer esta gestão. Basta fazer o download App para Android ou iOS e introduzir as credenciais. As default, se nunca a alterou, ou as que definiu, caso seja um utilizador com mais experiência.

Artigos Relacionados

  • Fibergateway, navegar até 10 vezes mais rápido

    O teste realizado com o Mate 10 Pro da Huawei mostrou valores de download superiores aos 500 Mbps em WiFi na faixa dos 5 GHz.Saiba mais

  • O serviço de fibra, tem fibra? A importância do FTTH

    Os operadores portugueses continuam a apostar na cobertura da totalidade do território com fibra e é esta ligação dedicada que garante, mesmo no futuro, mais fiabilidade e velocidade.Saiba mais

  • Note8, o topo de gama que alarga horizontes

    Ao nível da estabilização de imagem, o Note8 comporta-se bastante bem mesmo em situações de pouca luz e aproveita ao máximo a luz existente.Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • Fibra

    FIBRA

    Vantagens que só uma rede 100% fibra lhe pode dar.Saiba mais

  • Cloud Backup

    Cloud Office 5.0

    Salvaguarde toda a informação do seu negócio e assegure a recuperação dos seus sistemas.Saiba mais

  • Marketing E Pagamentos

    Mate10 Pro

    Novas abordagens para projetar o seu negócio.Saiba mais

 

Pesquisar