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Os segredos do sucesso da Black Friday

Os segredos do sucesso da Black Friday

 

É agora, em novembro, que se assinala mais uma temporada de Black Friday. O fenómeno comercial teve origem nos Estados Unidos com o objetivo dos consumidores começarem a fazer as compras de Natal antecipadamente.

 

Mas porquê o nome Black Friday? A história conta que o termo foi usado pela primeira vez, não pelas melhores razões, a 24 de setembro de 1869 para definir o crash bolsista em Wall Street.

 

A expressão Sexta-feira Negra foi mais tarde aproveitada pelo The New York Times para caraterizar o caos criado pela corrida às lojas no dia seguinte ao Thanksgiving. Diz-se que, quando as lojas registavam as transações manualmente, os comerciantes escolhiam o negro para os lucros e o vermelho para as perdas.

 

Após o feriado de novembro, com o aumento das compras, o negro dominava a contabilidade, dando origem assim à Sexta-feira Negra.

 

As compras de Natal

 

Teorias da sua génese à parte, certo é que a Black Friday acabou por se popularizar durante a década de 1980 nos Estados Unidos, ultrapassando fronteiras e chegando um pouco a todo o comércio mundial.

 

O sucesso foi tal que se transformou de um só dia em vários, com as lojas e marcas a apostarem em campanhas durante o mês de novembro, tanto nos estabelecimentos físicos como online.

 

Portugal não fugiu à tendência e muitos são aqueles que se sentem atraídos por esta redução de preços.

 

De acordo com o Google Consumer Survey Portugal, divulgado no final de setembro deste ano, 7 em cada 10 portugueses deverão tirar partido de momentos promocionais como a Black Friday – mas também do Cyber Monday ou do Singles Day (ambos em novembro) para fazer compras.

 

O estudo adianta que, na hora de decidir, 59% dos consumidores não finaliza uma compra sem pesquisar informação e comparar preços online. Estes resultados surgem em linha com os dados do eCommerce Europe, que apontam para um crescimento consistente dos compradores portugueses online, que em 2022 devem representar 67% de todos os compradores, em comparação com 62% do ano passado e 51% de há 10 anos.

 

Uma estratégia atempada

 

Mas como pode uma empresa ser bem-sucedida durante esta época e conseguir oferecer as tão desejadas e tantas vezes consideráveis reduções de preço?

 

Apesar de longe de simples, a resposta não passará apenas por uma campanha criada para a ocasião, mas antes por uma estratégia de marketing levada a cabo ao longo de todo o ano.

 

Os laços criados com os consumidores são a base para uma relação de confiança que permita apostar numa baixa de preço e ações bem dirigidas cujo resultado seja um retorno de investimento positivo.

 

Apesar de não ser possível esperar verdadeiros milagres sem uma estratégia de comunicação atempada – se ainda não a tem, comece já a pensar nisso – é importante ter alguns fatores em conta durante a Black Friday.

 

Prepare-se, desde logo, para o aumento da procura. Se quer vender mais tem de oferecer mais. Certifique-se de que o stock de produtos em promoção é suficiente e sensibilize os vendedores para uma maior afluência, caso se trate de uma loja física.

 

Fora de questão estão os falsos descontos, fenómeno tão popular como a própria Black Friday.

 

Organizações de consumidores, media e entidades oficiais estão mais vigilantes e mesmo os compradores pensam duas vezes perante uma promoção “inacreditável”, recorrendo a sites de comparação, alguns deles criados mesmo para a época.

 

Induzir um cliente ou potencial cliente em erro é meio caminho andado para o perder. Um dos maiores erros dos comerciantes é verem a Black Friday como uma oportunidade de escoarem produtos que despertaram pouco interesse no resto do ano.

 

Estes dificilmente vão interessar apenas porque o preço baixou. O ideal é apostar em artigos desejáveis, que acabarão por ser vendidos muitos mais facilmente.

 

Por último, invista na divulgação online, mantendo o site do negócio atualizado e promovendo os artigos nas redes sociais.

 

A força da tecnologia e do e-commerce

 

O online é uma das áreas que mais pode ganhar com a Black Friday, mas também aqui é fundamental criar uma estratégia atempada e aplicável em todos os meses do ano.

 

Segundo a fintech holandesa Mollie, importa reavaliar a tecnologia utilizada. A empresa menciona a Inteligência Artificial e o Machine Learning como duas ferramentas a ter em conta, uma vez que permitem controlar melhor as receitas e os custos, e facilitam a relação com os clientes.

 

Outro fator que merece atenção são os métodos de pagamento. A sua maior diversidade é uma mais-valia tanto para a empresa como para os clientes, tornando as transações mais simples e seguras.

 

Importa, no entanto, verificar quais se adaptam aos consumidores, sobretudo se a loja aposta em diversas geografias.

 

De acordo com o XI Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments, divulgado em março, Portugal foi o país europeu que registou o maior crescimento no recurso a dispositivos móveis nas compras online, passando de 56,7% para 65,2% de utilizadores.

 

A Mollie aponta ainda a otimização do processo de checkout como uma prioridade, já que muitos carrinhos de compras são abandonados nesta etapa final. Segundo dados da empresa, isto sucede em 50% dos casos no Reino Unido.

 

É, assim, necessário criar uma experiência positiva, encontrando e corrigindo possíveis obstáculos à finalização da compra, como a adequação dos métodos de pagamento, a moeda utilizada e até o processo de login.

 

A Black Friday é uma das épocas de descontos mais antecipadas e esperadas do ano.

 

O segredo do sucesso: uma estratégia de marketing cimentada ao longo do tempo, que chegando a novembro vai fazer toda a diferença junto dos clientes e potenciais clientes.

 

A Altice Empresas não é exceção e, nesta altura do ano, também preparou a sua Black Friday onde oferece melhores preços na adesão ou na compra de produtos e serviços.

 

Conheça aqui a oferta de equipamentos Altice Empresas.

 

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