Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Altice Empresas

Conheça e inspire-se para fazer crescer o seu negócio. Siga as últimas tendências tecnológicas, tudo o que precisa para digitalizar o seu negócio.

Sustentabilidade: A Bem do Planeta e das Empresas

 

header-sustentabilidade.jpg

 

 

A escassez de recursos naturais e o impacto negativo das alterações climáticas vieram dar novo fôlego à consciência ambiental, não apenas dos indivíduos, mas e sobretudo das organizações. A crescente preocupação com o futuro do planeta implica, desta forma, mudanças na própria visão da economia.

 


O modelo linear baseado na fórmula ‘extrair, produzir e eliminar’ tende a ser substituído pela chamada economia circular, assente numa utilização eficiente de recursos. Esta implica a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de produtos, materiais e recursos, que ganham assim novo valor e função acrescidos. E desengane-se se ainda pensa que terá de escolher entre o futuro do planeta e o da sua empresa.

 

Com os olhos postos no ambiente

Muito se fala em empresas ‘verdes’. Mas afinal, o que as distingue? Em suma, são organizações que incorporam princípios de sustentabilidade em todas as decisões de negócio e que fornecem produtos/serviços ecológicos em substituição de outros não ‘verdes’, assumindo um compromisso a longo prazo com os princípios ambientais nas suas operações.

Esta estratégia passa pela definição de metas para redução de emissão de carbono, respeito pela legislação na implementação e gestão de projetos que envolvam recursos naturais e pela criação de projetos educacionais que visam consciencializar colaboradores sobre a preservação do meio ambiente.

A gestão de resíduos sólidos, a reciclagem, o reuso de água e o consumo consciente de energia são outras medidas a implementar no dia a dia das empresas. Neste último, é importante destacar a chamada energia ‘verde’. Gerada a partir de recursos naturais e fontes renováveis, como o sol, a água, as marés, o vento ou o calor da terra, a energia ‘verde’ não gera substâncias poluentes nem gases de estufa, indo ao encontro da preservação da biodiversidade e da defesa do planeta.

Para além de amiga do ambiente, a energia ‘verde’ reduz a dependência do exterior no que toca à importação de combustíveis fósseis como o carvão ou o gás natural. Os custos de manutenção e exploração são também mais baixos do que os associados à queima destes combustíveis. E, por fim, o risco associado à sua geração e produção é significativamente menor do que aquele que implica as fontes de energia não renováveis.

 

A política ambiental e a ‘saúde’ da empresa

A mudança no sentido da sustentabilidade é uma estratégia inteligente por parte das empresas, já que traz inúmeras vantagens, entre as quais a redução de custos, uma melhor gestão do risco e o aumento da notoriedade no mercado.

Os trabalhadores buscam cada vez mais empregadores conscientes ambientalmente e verifica-se uma crescente preferência do consumidor por produtos/serviços ‘verdes’ e práticas sustentáveis, sobretudo após o surgimento da pandemia de Covid-19.

De acordo com o estudo ‘Transição Ecológica’, realizado pela Cetelem – BNP Paribas Personal Finance em parceria com os Conselheiros do Comércio Externo de França (CCEF), entre janeiro de 2020 e março de 2021, 52% dos portugueses já adquirem produtos sustentáveis. O otimismo é o sentimento reinante em 72%, que acreditam numa aceleração das empresas no que toca a políticas ecológicas.

Mas estarão as empresas nacionais empenhadas nesta transição para políticas que levem em conta a sustentabilidade ambiental?

O ‘Estudo de Impacto Covid-19 na sustentabilidade’ deixa algumas pistas. Segundo a pesquisa levada a cabo pela Porto Business School (PBS) e a Aliados Consulting, 48,7% das empresas inquiridas classificam a sustentabilidade como ‘muito importante’ na sua estratégia. A má notícia saída do estudo, realizado entre outubro e dezembro de 2020, é que 43,6% dizem não possuir orçamento dedicado a esta área e 23% referem que não sabe qual o seu valor ou mesmo se este existe.

 

MEO Energia: uma oferta sustentável

A pensar na sua empresa, que quer apanhar o comboio da sustentabilidade a Altice Empresas apresenta-lhe o MEO Energia, um tarifário que vai tornar a sua empresa ainda mais amiga do ambiente. Esta solução oferece-lhe energia 100% ‘verde’, logo gerada exclusivamente a partir de fontes renováveis.

A mudança de fornecedor é gratuita e pode fazer aqui a simulação para descobrir quanto vai poupar com o tarifário altamente competitivo. Claro que as vantagens não ficam por aqui.

Se já for cliente Altice Empresas, o MEO Energia dobra ainda a net móvel em todos os telemóveis do pacote MEO e usufrui também de descontos exclusivos. O processo de adesão, esse não podia ser mais simples e a implementação prima pela rapidez. A comodidade é outro benefício, já que recebe toda a informação sobre o estado do processo e nunca fica sem energia caso exista mudança de fornecedor.

A sustentabilidade deixou de ser uma tendência. É um sentido obrigatório a seguir pelas empresas que querem prosperar num mercado cada vez mais exigente e preocupado com a sobrevivência do planeta. Não se deixe ficar para trás, a Altice Empresas acompanha-o nesta viagem rumo a um futuro mais verde.

 

Artigos Relacionados

  • Rumo a cidades (mais) sustentáveis

    Rumo a cidades (mais) sustentáveis

    Os centros urbanos concentram mais de metade da população mundial, valor que deverá chegar aos 60% até 2030 e aos 70% até 2050. Saiba mais

  • Agrotech, o conceito que ajuda à transformação digital na agricultura

    É, porventura, um dos setores menos trendy quando se fala em aplicação prática da tecnologia, mas nem por isso tem deixado a inovação de parte. Saiba o que está a mudar. Saiba mais

  • Poupar energia é crucial para o ambiente e saúde financeira

    Poupar energia é crucial para o ambiente e saúde financeira

    A poupança energética é uma das rúbricas que, ainda nos dias de hoje, precisa de ser lembrada e incutida nas pessoas, a nível particular, mas também nas estratégias das empresas. Saiba mais

Soluções Recomendadas

  • MEO Energia

    MEO Energia

    Saiba quanto poupar todos os meses com a energia que torna a sua empresa mais verde. Saiba mais

  • Eficiência Energética Custom

    Eficiência Energética Custom

    Otimize o consumo de energia da sua empresa. Saiba mais

  • Gestão de Energia Solar

    Gestão de Energia Solar

    Reduza os custos de energia elétrica, através da produção de energia solar fotovoltaica, para autoconsumo. Saiba mais

Pesquisar

 

Newsletter